FORMAÇÃO: "Professores Leitores"



O percurso literário na didática do professor

O trabalho com leitura em sala de aula inicialmente era realizado apenas por professores que gostavam de ler e simpatizavam-se com a idéia de que a leitura em voz alta feita por ele intensificava o trabalho de alfabetização e auxiliava no desenvolvimento, tanto da leitura quanto da interpretação do texto estudado.
Neste sentido participamos em 2008 de uma proposta de formação cujo ensino da língua seria valorizar seu uso em diferentes situações ou contextos sociais, com diversidade de funções e sua variedade de estilos o curso do “PROFA”, no mesmo formato surgiu um novo curso de formação também conhecido como “Letra e Vida”, com intenção de formar parcerias na busca de conhecimento, na necessidade e na dificuldade de transformar a prática pedagógica para ajustá-la ás necessidades de aprendizagem dos alunos, no compromisso de ensinar de fato. Outra questão seria solidarizar com atitude de todos que assumiram o desafio de trabalhar numa perspectiva diferente dentro da escola, valorizando os profissionais da educação, pois o trabalho educativo realizado depende da aprendizagem escolar e da formação como pessoas.
Em continuidade a formação, nosso envolvimento foi no curso titulado como “Pró Letramento - PORTUGUÊS” em que o objetivo foi estabelecer um diálogo efetivo entre as questões cruciais para o ensino da língua portuguesa e as condições de trabalho do professor brasileiro, tendo em vista a diversidade na formação e a realidade das escolas do país.
Na seqüência ao processo de estudos outros cursos foram surgindo, e em 2011 ingressamos na “Formação de leitores do Século XXI” que nos repertoriou na leitura compartilhada intensificando-a por meio da Sessão Simultânea de Leitura, em que o destaque seria a leitura fiel do livro selecionado em meio a tantas obras literárias do acervo agregado ao ler, ouvir e trocar impressões sobre as leituras, refletindo sobre gêneros, autores e recursos utilizados para produzir determinados efeitos e escrever em torno do literário, propiciando ao professor selecionar obras para aprofundar sua experiência literária e formar uma comunidade de leitores na qual todos possam aprender mais sobre a leitura literária.

Formação "Professores Leitores do Século XXI" 

MELHORAMENTOS 2011
FORMADORA: Teca Tsoub 

Leitura para bebês (Nova Escola)


Mural de cartazes, sinopse convidativa, ficha de inscrição e leitura fiel ao autor...

SESSÃO SIMULTÂNEA DE LEITURA






PLANETA LEITURA 2012
QUALIDADE LITERÁRIA
FORMADORA: Teca Tsoub

Projeto Entorno: em busca de novos leitores (parte 2)



Indicação Literária na Educação Infantil !!!!!!!!!!!







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você é meu visitante número...

Meus Seguidores