O
percurso literário na didática do professor
O trabalho com leitura em sala de aula
inicialmente era realizado apenas por professores que gostavam de ler e
simpatizavam-se com a idéia de que a leitura em voz alta feita por ele
intensificava o trabalho de alfabetização e auxiliava no desenvolvimento, tanto
da leitura quanto da interpretação do texto estudado.
Neste sentido participamos em 2008 de uma
proposta de formação cujo ensino da língua seria valorizar seu uso em
diferentes situações ou contextos sociais, com diversidade de funções e sua
variedade de estilos o curso do “PROFA”, no mesmo formato surgiu um novo curso de formação também conhecido como “Letra e Vida”, com
intenção de formar parcerias na busca de conhecimento, na necessidade e na dificuldade de transformar a prática pedagógica
para ajustá-la ás necessidades de aprendizagem dos alunos, no compromisso de
ensinar de fato. Outra questão seria solidarizar com atitude de todos que
assumiram o desafio de trabalhar numa perspectiva diferente dentro da escola,
valorizando os profissionais da educação, pois o trabalho educativo realizado
depende da aprendizagem escolar e da formação como pessoas.
Em continuidade a formação, nosso
envolvimento foi no curso titulado como “Pró
Letramento - PORTUGUÊS” em que o objetivo foi estabelecer um diálogo efetivo entre as
questões cruciais para o ensino da língua portuguesa e as condições de trabalho
do professor brasileiro, tendo em vista a diversidade na formação e a realidade
das escolas do país.
Na seqüência ao processo de estudos
outros cursos foram surgindo, e em 2011 ingressamos na “Formação de leitores do Século XXI” que nos repertoriou na leitura
compartilhada intensificando-a por meio da Sessão
Simultânea de Leitura, em que o destaque seria a leitura fiel do livro
selecionado em meio a tantas obras literárias do acervo agregado ao ler, ouvir
e trocar impressões sobre as leituras, refletindo sobre gêneros, autores e
recursos utilizados para produzir determinados efeitos e escrever em torno do
literário, propiciando ao professor selecionar obras para aprofundar sua
experiência literária e formar uma comunidade
de leitores na qual todos possam aprender mais sobre a leitura literária.
Formação "Professores Leitores do Século XXI"
MELHORAMENTOS 2011
FORMADORA: Teca Tsoub
Leitura para bebês (Nova Escola)
Mural de cartazes, sinopse convidativa, ficha de inscrição e leitura fiel ao autor...
SESSÃO SIMULTÂNEA DE LEITURA
SESSÃO SIMULTÂNEA DE LEITURA
PLANETA LEITURA 2012
QUALIDADE LITERÁRIA
FORMADORA: Teca Tsoub
Indicação Literária na Educação Infantil !!!!!!!!!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário