TEXTO REFLEXIVO



CARTA AOS CONVIDADOS PRESENTES 


No vai e vem no sobe e desce da montanha russa, a subida parece lenta e segura.
Porém, o que nos atrai e agrada é a emoção da queda vertiginosa.
Ora nos vemos embaixo, ora em cima. Mas não há posição fixa, podemos entrar de cabeça para baixo. Se você conhecer essa sensação, conhece bem o dia escolar.
Onde a direção tem a última palavra ou a primeira? O que o grupo acha? Onde o coordenador fraciona-se em pautas de H.T.P.C, em “colar” o grupo, em busca de coesão e composição de um plano de ensino, durante os conselhos, ou ainda, antes e após estes.
Nessa viagem curta e inesperada, com manobras radicais, os professores chegam e permanecem, chegam e partem, chegam e enraízam. Esse enraizar favorece o contato, estreita o laço, contudo quem vai, não esquece as emoções vividas.
Sem trilhos poderíamos esquecer da inversão da montanha, de suas curvas, seu traçado. As leis propõem equidade, cada um pode escolher como passar pelo caminho, mas há que se garantir que todos posssam trilhá-lo.
Quem está fora não pode imaginar o turbilhão de emoções que nos compõem, nem sequer suspeitam o quanto vivo e fenético é nosso cotidiano. Mas você que está aqui, tem contribuído para que todos figurem no rol dos momentos memoráveis?
  



                   Para refletir... UBUNTU

Um antropólogo estudava os usos e costumes de uma tribo na África, e porque ele estava sempre rodeado pelas crianças da tribo, decidiu fazer algo divertido entre elas; Conseguiu uma boa porção de doces na cidade e colocou todos os doces dentro de um cesto decorado com fita e outros adereços, e depois deixou o cesto debaixo de uma árvore.
Aí ele chamou as crianças e combinou a brincadeira, que quando ele dissesse “já”, elas deveriam correr até aquela árvore e o primeiro que agarrasse o cesto, seria o vencedor e teria o direito de comer todos os doces sozinho.
As crianças se posicionaram em linha, esperando pelo sinal combinado.
Quando ele disse “Já!”, imediatamente todas as crianças se deram as mãos e saíram correndo juntas em direção do cesto. Todas elas chegaram juntas e começaram a dividir os doces, e sentadas no chão, comeram felizes.
O antropólogo foi ao encontro delas e indignado perguntou por que elas tinham ido todas juntas, quando só uma poderia ter tido o cesto inteiro.
Foi ai que elas responderam: - “UBUNTU!!!” “Como um só de nós poderia ficar feliz se todas as outras estivessem tristes?“

UBUNTU significa: - “EU SOU, PORQUE NÓS SOMOS!”
Às vezes a gente pensa que vem pra África pra ensinar a eles, quando na verdade a gente tem muito do que aprender com eles. 

4 comentários:

Você é meu visitante número...

Meus Seguidores